Pastilhas de alegria : )

Há cerca de dois anos, surgiu a oportunidade de ficar numa escola dos arredores de uma cidade cá do CREDO. Havia dinheiro dos fundos europeus, mas só para orientação vocacional e profissional.

Ora a Celeste não sabia quase nada do assunto, nem que testes usar, nem como elaborar sessões de grupo, nem quais as áreas de estudo existentes nas escolas secundárias da zona (está sempre a mudar!), e ainda menos nas profissionais.

Como quem corre por gosto não cansa, venci a timidez e armei-me em melga: perguntei aqui e ali, a esta e aquela (obrigada Nini!), fotocopiei umas coisas e fiz-me a eles! E, para ajudar à festa, ainda escolhi trabalhar com uma turma de curriculo alternativo, daqueles por problemas de comportamento.

Foi, como hei-de dizer... das melhores experiências da minha vida. Podia alongar-me aqui, mas após uma primeira sessão de algum (vá, muito!) nervosismo, que o "chefe" lá de uma turma (essa que eu escolhi!) ainda tentou aproveitar para me atrapalhar (ainda não sabiam que eu era assim, "bué da fixe!"), uma ameaça de greve da minha parte a esse mesmo grupo, e uma placa de matrícula dobrada... nenhum dos 76 alunos desistiu das sessões e do programa, e a coisa correu muito bem.

Muitas horas, muita gasolina, muitos telefonemas, e algum stress depois, fui surpreendida com um ramo de flores no baile de finalistas. Organizado pelos próprios alunos, que ali não havia betos.

Escusado será dizer que, no fim de secar a lagriminha de emoção (a danada!), senti-me muito contente e recompensada. E, acima de tudo, confiante nesta nova geração e na sua capacidade.



Nessa altura, acabei por fazer fazer um hi5 onde guardo aquela maltinha (quase) toda como amiga. Aliás, é por causa deles, e também dos outros (muitos) adolescentes com que espero vir a trabalhar, que este blog é anónimo, e que eu aqui me chamo Celeste. Quero liberdade para escrever o que me apetecer e, portanto, só os meus amigos conhecem aqui o estaminé.

Voltando ao hi5, já pensei em apagar aquela montra, mas ainda bem que não o fiz... Ontem recebi por lá a seguinte mensagem, que passo a reproduzir:

Oi
Ja nao se deve lembrar de mim.
Sou a A., fui uma aluna sua em F. , graças a sua informação fui para a escola V...
Hoje em dia estou a trabalhar como colaboradora na massimo dutti no forum... e sou vocalista de uma banda...
Todos os fins de semana me encontro em actuações...
Obrigado por tudo!!!
Um bj grande...

E pronto, agora que já não me estou a babar, e não corro o risco de estragar o teclado, decidi partilhar com vocês esta pílula de alegria. E principalmente de coragem, coragem para enfrentar todos os sacrifícios que estou actualmente a fazer em prol da minha carreira. Ou melhor, para poder viver a fazer o que gosto. Muito!

Por isso, muito obrigada A.! E sim, lembro-me perfeitamente de ti: caracoís negros, rosto redondo, olhos doces... e o sonho de ser cantora. Ah, e muita alegria de viver!

Para a prosteridade: não se deve nunca espezinhar os sonhos dos jovens, nunca! Antes recontextualizá-los, mostrando-lhes as várias formas de o conseguir. E dando-lhes a consciência que, caso não o cheguem (eventualmente) a atingir, têm sempre valor.



Comentários

Paula disse…
Ora aí está uma grande verdade!
Muitas vezes, pensa-se que os jovens não têm cabecinha, não sabem o que querem...
Apoiado sô dona Celeste! C'um carago!
Bjs!
Celeste disse…
A minha experiência é muito positiva. Não faço parte dos que maldizem a juventude de hoje em dia, acredito que podem ser melhores que nós. Se os ajudarmos :)


Beiji**
Angelo disse…
Ora, toma! Estou a ver que foi uma experiencia optima, sim senhor e ate eu sinto que tomei uma pilula de alegria depois de ler as tuas palavras.
Claro que depois volto a pensar nos 64 kg... Coisa impensavel! Mas se tu visses os tipos e tipas fininhos que eu vejo ate te dava uma coisinha ma!
E se eu lhe tivesse dito que era portugues, a miuda jamais saberia de onde e que eu tinha vindo. Acredita!

A que horas sai a proxima carreira para o Credo? Deve ser um sitio bonito!
Unknown disse…
Credo...
Por vezes faz falta um jeito(inho) para entender a juventude.
Ora ai está...
A recompensa... :))
Unknown disse…
ops...
eu mais uma vez...
A foto do perfil está 5*...
Quer uma ajuda?
:)) "Bem me quer, Mal me quer" :))
Celeste disse…
Angelo,
Foi uma experiência que espero repetir já a partir do mês que vem! :)

Olha, escolhe o peso pelas nossas tabelas! :D Agora a sério, o esqueleto também pesa bastante, por isso elas vêm sempre com 3 valores. Eu guio-me pelo do meio.

Eu sei! Portuquê? :D

E o CREDO é bonito, sim. Mas tem tanto de bonito como de aborrecido... porque é que achas que eu passo tanto tempo aqui? ;)

Beiji***
Celeste disse…
Skiweb,
Isto é grande recompensa sim! E não é a primeira :D

E... um segredo... Chiu! ...eu agora só uso botas... :)

Um abraço
Hydrargirum disse…
Olha que bonito....olha que sei lá...é como um validar de uma atotide tomada outrora...que alento...!:)

Até eu fiquei contente:)...Por teres feito a diferença!:)

Os meus fortes e sentidos Parabéns!:)

(Onde é que eu compro essas pastilhas?)

Jinhos:)
Celeste disse…
O meu trabalho também é diferente do dos professores (facilitado, entenda-se!), porque não tenho programa para dar, e eles acham "mais fixe" que as aulas.

Mesmo assim, é preciso jogo de cintura para "encaminhar" pessoas, todas elas seres únicos e com determinantes próprias.

Sabe muito bem mesmo... e embora tenha amigos professores que julgam a juventude de hoje em dia como quase perdida, eu não posso partilhar dessa opinião. Primeiro porque não me posso dar a esse luxo com o meu trabalho, segundo porque a minha experiência pessoal (ainda) não foi essa, e finalmente, porque não quero! :D

Estas pastilhas não se compram, ganham-se com generosidade e amor :)

Aiii que remelosa que estou!

Por isso, aposto que também já ganhaste algumas ;)

Beiji***
Hydrargirum disse…
Ai Celeste...

Eu escrevi ATITODE....em vez de ATITUDE!!!lol

Tu percebeste o que eu quis dizer?...
É que depois de reler a frase, não me faz sentido nenhum com aquele erro!!!!

QUE BRARRACA!LOL

Ja lá foi para o Dicionário!!!!

Teclite crónica!:)

Xuac:)
Celeste disse…
Oh, eu percebi :)

Não percebi foi essa do dicionário! :D

Beiji**
Hydrargirum disse…
http://dicionario100palavras.blogspot.com/

É para aqui que vem os nossos acidentes de teclite...e assim se criam palavras novas:)

Eheheh!
Xuac:)
Celeste disse…
:D Que giro! Hei ó Hydramix, que história é que eu li lá nos teus comentários? Qua agora estás munido de um radar? É sério? :D

Consegues ver quem vai ao teu tasco? Desculpa a ignorância...

Beiji**
Hydrargirum disse…
Um radar?...nada disso...é apenas um contador de visitas!lol
Como tu tb tens um!!!!lol

Um radar....lool...neste momento um avião vindo do credo, está a aterrar em Lx....vindo de norte....lol

Que riso!!!

Jinhos:)

Mensagens populares