Porque os sentimentos são cool!

Uma das coisas que aprecio é dizer às pessoas as suas qualidades. Que isto não pode ser só apontar defeitos, devemos também fazer-lhes notar as suas características positivas ou reconhecer os seus esforços nesse sentido. Em psicologia chama-se reforço positivo e faz maravilhas pela auto-estima. Além disso, é simpático e contribui para a construção de laços emocionais entre as pessoas. E tão preciosos que são...


Pessoalmente, faço questão de fazê-lo sempre que tenho motivos sinceros para tal.

Ainda mais importante para mim é dizer às pessoas que amo exactamente isso... que as amo. Dizer-lhes que gosto delas, o quanto me fazem sentir melhor pessoa por conhecê-las, as alegrias que me dão e a felicidade que me transmitem. E quem diz "dizer", diz também demonstrar-lhes o nosso afecto com carinho, com preocupação, com acções, com empatia, com abraços. Com amor, porque não há que ter medo da palavra.

Embora nem sempre seja fácil pôr o coração nas mãos (ou na boca!), é bem mais difícil encarar as palavras que ficaram por dizer quando, eventualmente, já não temos essa oportunidade.

Nota de Redacção: Depois de um post sobre os nossos deputados, posso ser um bocadinho lamechas sem correr os risco de fazer disto a Oprah.

Comentários

Ju disse…
Celeste, eu sou assim e dizem-me que eu sou emocional demais e que vivo de emoções, sou chorona, cumprimento as pessoas que amo com uma forte abraço, e rio muito...
É que nos meus 45 anos não sei se isto já é muito normal...
B.Ju
Fases como a Lua disse…
Falou bonito...
Paula disse…
E acho que tens toda a razão! Se amamos alguém, porque não dizer-lhe? Todos os dias?
:)
Bjs!
Francisco disse…
Fica-te bem sim senhora :)
Esoj disse…
É! Exactamente como dizes no último paragrafo.
Hydrargirum disse…
Gosto da Oprah...e tb do Dr/ Phil...fazem/me companhia nas noites de insonia:)

Fizeste/me pensar...tenho de reforcar positivamente com maior frequencia quem me rodeia e de quem eu gosto....!!! Gosto de pensar que ja o faco, pois sou partidario de dizer e reforcar o bem que as pessoas fazem e sao, como tb gosto de apontar o contrario se caso disso for!

Fica aqui um reforco positivo:
Gosto do que escreves, como escreves, e acho/te uma rapariga simpatiquissima, e bonita!!!!
E muita saudade tenho do nosso sitio do costume:)

Jinhos:)

Mensagens populares